Breves Noções

O que é, afinal, psicoterapia? Qual a diferença entre psicoterapeutas e psicólogos? Quem devo procurar quando preciso de ajuda?

Sucintamente, psicoterapia diz respeito à intervenção psicológica que é realizada no sentido de ajudar a pessoa ou a família a ultrapassar determinado obstáculo mental ou interpessoal. Existem diversos métodos e abordagens, mas ambos, psicoterapeutas e psicólogos, estão preparados para actuar, segundo as suas competências específicas (especialização).

A diferença encontra-se sobretudo na formação teórico-prática de ambos os profissionais. Normalmente, os psicoterapeutas terão tido, posteriormente a uma formação em psicologia,  uma especialização numa determinada área de intervenção psicológica.

Consultas

Procuro colaborar com a pessoa que recorre à terapia de forma a que supere os seus problemas atribuindo-lhes novos significados e reaja, de forma emocional e comportamental, de modo diferente e mais adaptado aos mesmos.

O contexto social, cultural e familiar está incluído neste novo processo, sendo, por vezes, convidada a família e, eventualmente, outras pessoas significativas do paciente, a participar na consulta.

As várias técnicas como a Hipnose ou o EMDR costumam ser integradas na terapia, de modo a ajudar no processo de mudança e na resolução dos problemas. No entanto, a sua aplicação é estudada e decidida para cada caso.

As consultas costumam durar  60 minutos e os tratamentos são espaçados no tempo de 1, 2 semanas ou mais, de acordo com o investimento pessoal.

Áreas de Intervenção

Dedico-me a diversos domínios de patologia: Depressão, Luto, Transtornos Alimentares, Fobias, Ataques de Pânico, Ansiedade e acolho os mais diversos problemas de vida, individuais e familiares.

Sessões na língua inglesa e francesa.

Disponível para Sessões de Esclarecimento e para Consultas Online.